Quem tem carro, moto ou caminhão já sabe suas obrigações para o próximo ano

Quem tem carro, moto ou caminhão já sabe: todo começo de ano é tempo de pagar a guia do IPVA, Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor. Para todos os estados o imposto é obrigatório, inclusive no Rio de Janeiro, onde será preciso que todos os proprietários paguem o IPVA 2021 RJ.

IPVA 2021 RJ

Alguns estados brasileiros oferecem até desconto para quem efetua o pagamento à vista, mas isso não é regra. Isso ocorre para que não haja uma alta taxa de inadimplência no recolhimento do imposto, que tem destinação municipal. Aproximadamente 50% do valor total arrecadado pelos municípios vão para seus programas de educação, saúde e segurança.

Consulta e Pagamento IPVA 2021 RJ

Em Rio de Janeiro os proprietários de veículos podem consultar o valor do IPVA 2021 RJ no site do DETRAN do estado: http://www.detran.rj.gov.br/. No portal basta incluir o número da placa do carro, o RENAVAM do veículo e o CPF do proprietário para gerar o valor da guia, que é anual e depende do modelo e do ano de fabricação do carro.

O pagamento IPVA 2021 RJ pode ser feito em qualquer banco conveniado ao DETRAN-RJ. Para quem é cliente até pela internet, poderá efetuar o pagamento online, sem nem precisar sair de casa.

De qualquer forma, tenha em mãos os documentos do veículo, pois você pode precisar das informações que constam neles. De todas as instituições financeiras, apenas o Banco do Brasil não aceita pagamentos via internet. Nesse caso, cliente ou não, o proprietário do veículo deve se dirigir a uma agência bancária e realizar o pagamento IPVA 2021 RJ.

No RJ o IPVA 2021 pode ser pago de duas formas: de uma só vez, em janeiro, e com desconto ou em até três vezes, sem desconto. De qualquer forma é preciso que a primeira parcela seja paga em janeiro. Para os donos de veículos novos, o valor do IPVA já vem incluso no valor do carro, ou seja, o primeiro ano do IPVA já vem pago pela concessionária.

Caso a fatura não seja paga, o proprietário não poderá circular livremente com o automóvel, implicando em apreensão do veículo, multa e pontos na carteira. Portanto, não deixe de cumprir com suas obrigações e mantenha sua liberdade de circular em vias públicas e estradas, mantendo seu pagamento do IPVA em dia. Fique atento aos dias de pagamento, que variam de acordo com o final da placa do carro.

Tabela IPVA 2021 RJ

A tabela IPVA 2021 RJ ainda não foi divulgada, mas confira a de 2020 e tire suas dúvidas referente a vencimentos e como funciona: