Quais as diferenças e semelhanças entre as provas do ENEM x FUVEST?

Quando se trata da sua formação acadêmica, é preciso pesquisar bastante! Existem algumas formas de ingressar em cursos de nível superior, como o ENEM e o FUVEST. Muitas pessoas acabam confundindo as duas provas, mas vale lembrar que elas não são iguais. Você sabe quais as diferenças e semelhanças entre as provas do ENEM e do FUVEST? Saiba tudo a seguir.

O ENEM

O ENEM corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio e a forma mais popular e padrão de ingressar no nível superior. As provas avaliam os conhecimentos dos estudantes e a sua sua pontuação irá definir a distribuição de bolsas.

É possível começar um curso superior pelo ENEM através de dois sistemas, o Prouni, para as universidades privadas, e o Sisu, para universidades públicas. Os cursos SISU 2021 e PROUNI são muito concorridos pelos estudantes e abrem inscrição duas vezes ao ano.

Mas vale lembrar que os sistemas são diferentes. Para realizar o SISU inscrição você deve estar atento às datas e se inscrever na plataforma digital da inciativa. Para o Prouni, a data de inscrição é outra e também e a realizada pelo próprio sistema do programa.

A FUVEST

A FUVEST é a Fundação Universitária para Vestibular e é uma das provas mais importantes do Brasil. Todos os anos, a avaliação é realizada por muitos estudantes e também é considerada uma das mais concorridas.

Este é um vestibular muito participar, possuindo características independentes que são atualizadas todos os anos pela equipe de organizadores. Além de ser muito concorrida, a avaliação da FUVEST também possui um certo grau de dificuldade.

Diferenças e Semelhanças

Como você deve ter notado, as iniciativas permitem o acesso ao ensino superior e apesar de parecerem iguais, elas possuem algumas diferenças.

Apesar do objetivo de as duas avaliações ser basicamente o mesmo, vale lembrar que a FUVEST é destinada ao ingresso na Universidade de São Paulo (USP) ou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP), enquanto o ENEM é destinado às universidades de todo o Brasil.

Uma semelhança entre eles é a realização das provas em dias diferentes. A FUVEST tem primeira e segunda fase e o ENEM é realizado em dois domingos consecutivos.

As duas avaliações podem ter um processo parecido, mas são diferentes em sua estrutura. o ENEM é conhecido por apresentar textos longos e de difícil entendimento, enquanto a FUVEST dispõe de problemáticas mais objetivas, com conteúdos específicos.